domingo, 14 de setembro de 2008

Simplex

Farta de viver na selva urbana, decidí mudar de casa. Não fui para uma vivenda (quando for grande vou) mas dentro do possível optei por uma zona saloia onde só existem vivendas e prédios de três andares com dois inquilinos por andar. Não é o ideal, mas com menos gente por metro quadrado consegue-se viver melhor.
Obviamente que tive de processar inúmeros papeis (para mais promenores leiam "O Processo" de Kafka), entre eles mudar a morada nas companias de seguros, gás, água, electricidade, telefone, BI, contribuinte, etc.etc.etc.
Seria de esperar que isto se pudesse fazer tudo através da net, principalmente depois de todo o paleio do nosso 1º ministro. No way. Começa-se pela net, onde, depois de preencher inúmeros espaços com toda a informação possível e imaginária, e que só podem ser enviados se todos os espaços estejam preenchidos mesmo que seja a raíz quadrada do número de contribuinte e o número ímpar mais próximo do número de assinante mais o gráfico resultante da comparação do NIB com o número de cliente dividido pelo número de Autorização do Débito em Conta vezes o número de Identificação do Credor, nos respondem dois dias depois que temos de nos deslocar a todos esses sítios com uma série de comprovativos para assinar uma série de papeis, esperar horas em filas intermináveis e perder dias nestas andanças.
Claro que perguntei porquê, e a resposta foi sempre: por uma questão de segurança. Segurança de quê? Será que corro o risco de alguém se adiantar e pagar alguma conta por mim? Que crime horrível.
Mas entendí finalmente o que o sr.1º ministro entende por simplex. É simples: porquê fazer as coisas de uma forma simples se se podem fazer de modo muito mais complicado? E não me lixem: informatizar todo o país não tem nada a ver com o melhoramento dos serviços. Serve para vender material de informática tão obsoleto que nem um puto de 4 anos já quer e comprar votos dos atrasados mentais que vêm a TVI.

8 comentários:

Miguel Krippahl disse...

Bemvinda ao Blogger.
Já agora, seis galinhas porquê?

Karin disse...

Foi a única alcunha que tive na minha vida: o pessoal do jogo do pau achava que uma mulher tinha pelo menos a inteligência de seis galinhas, e como grosso modo eu era a única mulher...

Joaninha disse...

Oié!

Bem vinda ao simplex/complicadex do senhor socretex ou scotex para os amigos :)

Agora imagina trabalhar com esses senhores todos os dias, miminho hã?

GOstamos da nova casinha, vou já fazer up date do teu link no meu blog.

beijos

Krippmeister disse...

Sôtora!

Seis galinhas? Tens pelo menos a inteligência de sete galinhas e meia, sete setecentos e ciquenta.

Karin disse...

obrigada Joaninha.
Tentei responder três vezes ao teu último comentário porque achei piada (parecia um título dum livro escrito por um hobbit) e não conseguí. Fartei-me e mudei de blog.Agora só falta começar a escrever qualquer coisa. Logo que acabar de fazer as milhentas papeladas que o Simplex também pede aos professores.
bjs

Karin disse...

Obrigada maninho.
Eu sempre soube que era sobredotada.Tudo depende do "comparado a quê?".
bjs

Joaninha disse...

Karin,

então a culpa da mudança é minha? Estou derretida....

beijos

wholesale Burberry Handbags disse...

Could I have more background information on that project? Having worked at Yahoo!
Answers, Flickr and Community products out of Canada, I like to discover interesting projects like this.